quinta-feira, 26 de março de 2020

Nissan Terrano II -  companheiro desde 1998 

Comprado novo em 1998, no Entreposto Nissan, nos Olivais Sul em Lisboa este Terrano II tem feito parte da família desde então. Obviamente que nos primeiros anos pouco ou nada rodava e vivia dentro de uma "redoma", muito menos andar fora de estrada. Em plena febre dos jipes me Portugal esta máquina era o menino dos olhos do dono. Só mais tarde começou a pisar terra, algo que ainda o faz sem receios. 

Catálogo da altura religiosamente guardado









Numa altura em que a internet não fazia parte das nossas vidas e quando existia uma revista de todo o terreno nacional genérica que saía quando saía era fácil fazer as nossas escolhas. Aqui a Aventura4x4 MOTO editada pelo José Megre.  Como tal desde 1992 que "bebia" estas revistas vezes sem conta. Com o aparecimento do TerranoII em cena e das expedições do Entreposto foi fácil ficar embeiçado por esta máquina. 

Alguns exemplos da revista




Parte do encanto dos jipes e do todo terreno é ver as máquinas a progredir por esses trilhos fora. Com o tempo temos noção do que queremos para a nossa máquina e assim começamos a preparação. Pneus, suspensões...o céu é o limite (neste caso a carteira).

O modelo do Terrano II é o R20, com motor 2.7 TDI, turbo diesel intercooler com injeção eletrónica e 125cv. O nível de equipamento era o topo de gama na altura SE. Em breve colocarei um artigo que escrevi sobre o Terrano II para a Motorguia onde partilho todos os dados, defeitos e virtudes deste modelo.

Entretanto voltando atrás e ao tema da preparação, a primeira alteração a ocorrer foram os pneus. Tal como disse anteriormente era fácil fazer escolhas, baseado no que se via na revista. Desde há muito tempo que a marca BFGoodrich  dá cartas no mundo dos pneus offroad, sendo uma das referências do setor. 

Uma vez mais o marketing nessa altura já ajudava.

Anúncio de uma revista da época:


Contudo os BFGoodrich e a marca vinham já na cabeça de muito mais atrás. Penso que não é preciso apresentações;

Mr. General Lee


Como tal os primeiros pneus offroad foram uns BF All-Terrain já da geração seguinte à do anúncio em medida original 235/75R15.



De seguida suspensão, montagem efetuada na Tecnoeleva.

- Molas helicoidais OId Man EMU para o eixo traseiro + 4cm


- Amortecedores telescópios com nitrogénio em vez de óleo, também OME




Claro está que não podia faltar o belo do rádio CB (citizens band)
Neste caso um Midland 78 Plus, ainda hoje ao serviço.
Na altura ainda era preciso licença.



Até aqui tudo normal ... contudo no início dos 00´s os aparelhos de GPS começavam-se a tornar-se usuais se bem que tinham preços algo elevados. Depois d emais um esforço acabei por adquirir um Garmin GPS 5 Deluxe. Aparelho que já fazia navegação em estrada. Ainda hoje uso este género de GPS.

Aqui montado no tablier do TerranoII

Também podem ver o belo Blaupunkt 


Depois de algumas aventuras ficou claro que a pièce de résistance de qualquer jipe é um bloqueio de diferencial a 100%. Como tal este foi um dos upgrades mais profundos em toda a modificação, mas também aquele que juntamente com a restante preparação permitiu ao Terrano galgar obstáculos que de outra maneira ficaria a olhar ...


betaLocker.gif








As primeiras fotos offroad na Serra de Sintra ainda sem qualquer alteração.















Sem comentários:

Enviar um comentário